sexta-feira, 4 de outubro de 2019

Clube de Boas Contas










A Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva (EBSAAS) pretende com este projeto de Educação Financeira transmitir conhecimentos de literacia financeira e desenvolver capacidades de empreendedorismo nos elementos da comunidade educativa da nossa Escola.


Consideramos de primordial importância que se "aperfilhe" a educação financeira para que todos os alunos se consciencializem da importância do dinheiro na vida e possam adquirir competências que lhes permitam a tomada de decisões corretas mais tarde, pois eles são identificados como futuros decisores.

A escola, como uma instituição aberta, acolhedora, democrática, comprometida com as questões familiares e comunitárias não tem a solução para todos os problemas, mas pode participar na vida da comunidade fomentando dinâmicas de melhorias na mesma. A escola com este projeto constituiu-se como um agente mobilizador de uma educação financeira para toda a comunidade educativa (alunos, pais/encarregados de educação, docentes e não docentes).

As crianças e jovens precisam cada vez mais de entender como funcionam as finanças e desenvolver bons hábitos desde muito cedo, para evitar problemas mais tarde, sendo os adolescentes um grupo particularmente vulnerável. Um consumidor educado e confiante é capaz de fazer escolhas fundamentadas e informadas.


Para tentar colmatar constrangimentos a nível financeiro é necessário encontrar respostas para os ultrapassar o que implica fomentar e desenvolver competências de empreendedorismo que os levem a serem sujeitos ativos na mudança.


É pois fundamental e benéfico iniciar o processo da educação financeira dos jovens consumidores o mais cedo possível, e o  Clube de Boas Contas terá essa missão neste ano letivo de 2019/2020.


O projeto "EBSAAS, gente de boas contas", tem como objetivos:
  • Promover, no público-alvo, a compreensão de conceitos financeiros básicos; 
  • Contribuir para a aptidão do público-alvo na gestão das finanças pessoais;
  • Reforçar as competências do público-alvo para tomar decisões e efetuar escolhas informadas na área financeira;
  • Proporcionar a compreensão genérica das características dos produtos financeiros, de forma a possibilitar uma adequada ponderação dos respetivos riscos e oportunidades;
  • Contribuir para o aumento da capacidade de reconhecer as situações em que é relevante pedir aconselhamento ou informação adicional. 

As docentes responsáveis pelo Projeto de Educação Financeira: Clube de Boas Contas:
 Luísa Pinto e Miquelina Silva



Sem comentários:

Enviar um comentário